sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jason Grace


História

Jason é um semideus romano filho do Deus Júpiter (Zeus) com a mortal Sra. Grace, uma atriz de televisão não-famosa. Ele nasceu sete anos depois de Thalia Grace, a qual é filha de Júpiter, mas na forma grega, Zeus. Hera, a esposa de Zeus, ficou furiosa com o nascimento de Jason, porque não era permitido que dois semideuses de diferentes raças (um grego e outro romano) nascessem na mesma família. Sendo filhos de Zeus/Júpiter, eles poderiam atrair mais monstros do que os outro semideuses. Para acalmar sua raiva, Zeus deu a Jason o mesmo nome do herói grego Jason (Jasão em português), que era o mortal preferido de Hera. Isso fez com que Hera se tornasse o patrono de Jason. Quando Jason tinha dois anos, sua mãe lhe deu a Hera, como uma oferta de paz. Ele foi encontrado pela loba Lupa, a treinadora dos semideuses romanos, os quais devem se provarem antes de Lupa comê-los. No Acampamento Romano, ele foi treinado em disciplina e conquista. Ele carrega uma tatuagem que ele vagamente relembra ter sido queimada, a qual possui doze linhas retas com uma águia e as letras SPQR, que é a sigla para Senatus Populusque Romanus (Do latim significa O Senado e o Povo Romano). Jason descreve os campistas romanos como "mais guerreiros" do que os campistas do Acampamento Meio-Sangue. Depois dele combater o titã Crio na Batalha do Monte Ótris, a memória de Jason foi roubada por Hera e ele é enviado para a Escola Wilderness para encontrar Piper e Leo, os semideuses gregos filhos de Afrodite e Hefesto, respectivamente.

Nos Livros

O Herói Perdido

Em O Herói Perdido, Jason possui quinze ou dezesseis anos. Ele acorda em um ônibus escolar cheio de estudantes deliquentes, segurando a mão de Piper, que diz ser sua namorada, e sentado ao lado de Leo, que diz ser seu melhor amigo. Jason não se lembra quem são eles, como ele foi para nessa escola ou quem ele é. O Treinador Gleeson Hedge conta a Jason que ele jamais o viu na escola e que ele está manipulando a névoa para fazer com que todos acreditem que o conhecem. O Treinador também revela que Jason, Piper e Leo são semideuses e que um grupo está chegando para levar Piper e Leo para um acampamento junto com um pacote de "desconhecidos especiais".
Durante a excursão dos estudantes delinquentes para o Grand Canyon, Jason e seus amigos são atacados por espíritos da tempestade, chamados Ventus. A campista sênior Annabeth Chase, filha de Atena, e Butch, filho de Íris, evacuam o trio para o Acampamento Meio-Sangue, onde Jason se sente apreensivo, como se ele não pertencesse a esse lugar. No encontro entre todos os campistas em volta da fogueira, ele é reclamado como sendo um filho de Júpiter, a forma Romana de Zeus. Ao mesmo tempo, Rachel Elizabeth Dare, o Oráculo de Delfos, dá a Jason a profecia. Jason embarca em uma missão junto com Piper e Leo para salvar Hera do gigante Porfírio.
Em sua missão, Jason encontra Medeia, Ciclopes, Midas, os Ventus, e gigantes. Ele também se encontra com sua irmã Thalia Grace. Quando retorna ao acampamento, ele conta aos semideuses que ele pertence ao Acampamento Meio-Sangue Romano, e que a falta de Percy Jackson está relacionada a isso.
Em O Herói Perdido, Jason começa a juntar as partes de sua memória perdida. Ele descobre que pode falar latim fluentemente e usa os termos romanos ao invés dos termos gregos. Ele começa a lembrar de sua irmã Thalia depois que ele vê uma foto dela no chalé de Zeus, no Acampamento Meio-Sangue e se encontra com ela em sua viagem para o oeste. Enquanto ele está lutando com Porfírio, ele conta para o gigante que é "filho de Roma, cônsul dos semideuses e pretor da Primeira Legião" e mostra ao gigante sua tatuagem. No final de O Herói Perdido, ele lembra de sua participação na Segunda Guerra dos Titãs; ele era o comandante da batalha no Monte Ótris, onde ele combateu Crio e derrubou o trono negro de Cronos junto com vários outros meio-sangues romanos. Ele percebe que Hera o enviou para o Acampamento Meio-Sangue e Percy Jackson para o Acampamento Romano, ou seja, Hera fez uma troca de heróis para poder defender Gaia. Jason também recorda as faces de seus amigos: Dakota, Gwendolyn, Hazel, Bobby e Reyna. Ele sente que tem um relacionamento romântico com Reyna antes de ele conhecer Piper McLean.

Caracterização

Aparência

Jason é bonito, com um cabelo curto louro, brilhantes olhos azuis, e uma bonita cicatriz no canto do seu lábio (ele tentou comer um grampeador quando ele tinha dois anos). Ele tem uma altura média e um corpo atlético, com braços musculosos e bronzeados. Ele carrega uma tatuagem no braço que ele vagamente relembra ter sido queimada, a qual possui doze linhas retas com uma águia e as letras SPQR. Jason não lembra onde ele conseguiu essas marcas, mas ele acredita que já nasceu com isso na pele.

Personalidade

Jason é educado, dedicado e sério, com um torto senso de humor. Ele é um natural líder que sempre protege os seus amigos, mesmo que arrisque sua própria vida. Embora ele tenha sentimentos por Piper, ele tem medo de já estar romanticamente envolvido com uma garota do seu passado, chamada Reyna.

Habilidades

Como todos os semideuses, Jason possui defict de atenção e dislexia. Como Jason é filho do Deus Zeus em sua forma romana, Júpiter, ele fala Latim fluentemente e chama os espíritos e os deuses pelos seus nomes romanos.
Por ser um filho de Júpiter, Jason pode controlar trovões e ventos. Ele pode voar e manipular rajadas de ar (um dom que sua irmã Thalia Grace ainda não desenvolveu, devido ao seu medo de altura) e ele pode suportar descargas elétricas e conduzir eletricidade pelo seu corpo. Jason também pode convocar rajadas de trovões de sua arma, embora o uso de muita energia possa fazê-lo desmaiar. Jason é um experiente lutador que foi treinado para combate. Ele pode empunhar a espada e a lança e ele mantém a si próprio contra oponentes grandes e fortes.

Possessões

Inicialmente, Jason empunhava uma moeda que poderia mudar para uma espada de dois gumes ou uma lança, dependendo se a moeda desembarcou cara ou coroa. Uma parte do dracma tinha uma imagem de um machado com as palavras "Ivlivs", que em latim significa "Julius"; o outro lado possui um retrato de Júlio Cesar, imperador de Roma. O gigante Encélado destruiu sua moeda em batalha. Depois de Jason e seus amigos resgatarem Hera de Porfírio, a deusa deu a Jason uma outra espada para substituir a sua antiga arma perdida.

Romance

  • Piper McLean: Quando Jason apareceu no ônibus escolar de Wilderness, ele estava segurando as mãos de Piper McLean. A névoa engana Piper para que ela acreditasse que fosse a namorada de Jason por vários meses. No final de O Herói Perdido, Piper e Jason roubam alguns sentimentos um pelo outro.
  • Reyna: Jason lembra de Reyna no final de O Herói Perdido, mas ele não conseguia se lembrar do que sentia exatamente por ela. Isso faz dele inquieto sobre seus sentimentos por Piper.

    Curiosidades

    • Jason "Jasão" Grace foi nomeado após o héroi Grego Jasão original, o mortal favorito de Hera, para lhe agradar. Não se sabe se no livro Brasileiro o nome do personagem vai ficar como Jason Grace ou Jasão Grace.
    • Assim como Annabeth chama Percy de "Cabeça de Alga", Piper chama Jason de "Sparky".
    • É confirmado que Jason, assim como Piper e Leo, é um dos sete hérois da Grande Profecia dita por Rachel Elizabeth Dare no final de Percy Jackson e Os Olimpianos, Livro Cinco: O Último Olimpiano.
    • Jason e Thalia são irmãos com uma única diferença, Jason é filho de Zeus em sua forma Romana, Júpiter e Thalia é filha de Zeus em sua forma normal, Grega.
    • Jason é o único filho vivo semideus dos três grandes que não tem cabelo preto.
    • Jason é o único semideus até agora já visto que sobreviveu após ver a forma divina de um Deus, como ele viu de Hera.
    • Tanto Jason quanto Percy tem nomes em homenagem a Hérois Gregos, como Percy que tem seu nome em homenagem a Perseu e Jason que tem seu nome em homenagem a Jasão.
    • Jason e Percy foram forçados a trocar de Acampamento, como eles são vistos como os líderes do seu Acampamento (os campistas mais respeitados), a Deusa Hera roubou suas memórias e colocou cada um no Acampamento do outro, Jason foi para o Acampamento Grego (o de Percy Jackson) e Percy foi para o Acampamento Romano (o de Jason Grace). Hera fez isso na esperança de que eles venham a compreender uns aos outros e juntar os Romanos com os Gregos na batalha contra Gaia e seu exército de gigantes. Curiosamente, se Percy foi trocado por Jason é provavel que Percy seja um dos sete hérois da profecia. O que resta descobrir quem são os outros três últimos Hérois (Alguns fãs que conversam sobre o assunto acham que são dois campistas Romanos desconhecidos e Annabeth Chase).

Nenhum comentário:

Postar um comentário