Personalidade
Percy é geralmente retratado como amável, amigável, e, por muitas vezes, disposto a arriscar sua vida para salvar seus amigos e até mesmo seus inimigos. Percy também tem um grande senso de humor sarcástico, e é desse jeito que o livro é escrito. Percy parece antipatizar-se com títulos que lhe são dados, como nos casos dos cavalos que não param de chamá-lo de "chefe" ou "Senhor" sempre que falam com ele. Percy ocasionalmente demonstra ser bastante infantil. Ele tem um imenso sentimento de lealdade para com seus melhores amigos, Annabeth Chase e Grover Underwood. O que Percy mais preza em sua vida são seus pais (Sally Jackson e Poseidon), seu irmão Tyson, Grover, Annabeth e o Acampamento Meio-Sangue, a sua verdadeira casa. É emocionalmente instável e não entende os seus sentimentos por Annabeth, até que ela o beija (em A Batalha do Labirinto). Muitas vezes se sente atraído por outras garotas, como Calipso e Rachel Elizabeth Dare.Percy tem esse nome em homenagem a Perseus um semideus filho de Zeus .
Relacionamentos
Annabeth Chase
Eles se conhecem no livro O Ladrão de Raios. Percy e Annabeth têm vários momentos românticos, como uma ida ao Túnel do Amor, quando Annabeth beija Percy na bochecha em O Mar de Monstros, um beijo no Monte Santa Helena e finalmente, quando eles se declaram namorados no livro O Último Olimpiano.
Rachel Elizabeth Dare
Percy a conhece no livro A Maldição do Titã. Ela só começou a demonstrar seu interesse nele no começo do livro O Último Olimpiano, mas não chega a ser sua namorada, ela também se tornará o novo Oráculo do acampamento meio-sangue, quebrando assim a maldição que Hades havia jogado no antigo oráculo. E chega beijá-lo no início do livro O Último Olimpiano.
Rachel, por ser uma humana, participa efetivamente no livro A Batalha do Labirinto. Ela guia Percy, Grover e Annabeth pelo mesmo, ajudando-os na busca de Dédalo.
Calipso
Percy encontra na Batalha do Labirinto também demonstrou interesses amorosos por ele.
Poderes
- Percy pode entrar na água e não se molhar
- Percy tem controle sobre a água, e é capaz de manipulá-la à sua vontade.
- Quando está no mar, ou na água, Percy ganha mais energia e força e é curado involuntariamente.
- Percy pode manipular os navios com sua mente, a fim de torná-los em vela.
- Percy pode perceber a mudança de água salgada em água doce.
- Enquanto no mar, Percy tem perfeito conhecimento em suas atuais coordenadas.
- Percy pode se comunicar telepaticamente com os animais marinhos, e também com equinos (cavalos, zebras, pégasos, etc.), os quais na maioria das vezes lhe obedecem e tratam-no com respeito.
- Percy pode respirar embaixo d'água.
- Percy pode localizar objetos que estão no mar.
- Uma vez que Tyson é seu meio-irmão, ele pode se comunicar com ele subaquaticamente.
- Percy pode suportar uma grande pressão subaquática.
- Quando Percy está embaixo d'água, ele permanece seco a menos que ele não queira. Também quando ele toca objetos que estão embaixo d'água, estes tornam-se secos.
- A água se almofada quando Percy cai de uma grande altitude.
- Percy leva um longo tempo para se queimar, como por exemplo, contra lava.
- Percy pode materializar água, embora ele gaste muita energia para isso.
- Percy é capaz de mover a água de um rio ou até mesmo o mar com sua mente.
- Usando hidrocinese, Percy pode andar sobre a água.
- Usando hidrocinese, Percy pode fazer as ondas do oceano sólidas. Esta capacidade foi revelada no livro "Arquivos de Semideuses", onde fez as ondas ficarem sólidas, para que pudesse conduzir Clarisse ao USS Intrepid.
- Percy pode convocar furacões, realizar grandes maremotos e terremotos.
- Percy não congela subaquaticamente.
- Em O Último Olimpiano, Percy fica sobre a Maldição de Aquiles, que o torna invencível. Seu ponto vulnerável é em suas costas, próximo a coluna.